www.edifique.arq.br

Construção, Meio Ambiente e Saúde.

Acabamentos Complementos    Conforto
Infraestrutura Instalações  Planejamento
Saúde mental Sistemas estruturais    Vedações



O que é Psicanálise.

Há uma parte da mente humana chamada inconsciente a qual, como o nome sugere, está oculta, não é consciente. É essa parte da mente que governa e controla a vida das pessoas sem que elas tenham conhecimento disso.

Desde sempre os fenômenos mentais intrigaram o ser humano levando-o a praticas destinadas a curar os indivíduos afetados por tais fatos. Com o nascimento da ciência moderna aqueles fenômenos passaram a ser estudados por médicos, com rigor científico.

Vale observar que até esse ponto a existência de uma parte desconhecida do intelecto, embora pressentida, permanecia praticamente ignorada. Coube a um médico neurologista, Sigmund Freud, revelá-la bem como descrever o papel fundamental desempenhado pelo inconsciente na saúde mental humana.

A ele, Freud, deve-se a criação da Psicanálise. Como já mencionado, essa parte da mente, agora compreendida, governa e controla a vida das pessoas.

E, por que o inconsciente governa e controla a vida das pessoas? Porque ele guarda, possivelmente desde a concepção delas, os registros das sensações e suas consequências na formação das respectivas personalidades.

Da maneira como essas sensações forem registradas no inconsciente de um novo ser dependerá sua saúde mental e, em decorrência disso, a aptidão para realizar seu potencial na busca da felicidade. Ocorre, porém, que desde o nascimento os seres humanos têm desejos e necessidades.

Desejam para sobreviver, quando bebês: alimento, carinho, afeto; mais adiante: aconselhamento, orientação - dos pais ou de quem os substitua.

O inconsciente não envelhece, e os desejos não satisfeitos no estágio adequado do desenvolvimento pessoal consomem a energia que poderia ser utilizada para fins do crescimento sadio da pessoa. Além do mais, quando os seres humanos enfrentam situações que têm ligação com aquele desejo infantil insatisfeito comportam-se, já na idade adulta, como a criança que foram um dia e desejando ainda – inconscientemente - o suporte da mãe ou do pai.

O que é a Psicanálise, então? E que papel ela desempenha em tais situações? Ela é a ciência que - com o auxílio do Psicanalista – permite que a pessoa com depressão, angustia, medo, hostilidade, inibição, pânico libere, através de um trabalho de autoconhecimento, a energia necessária para seu desenvolvimento autônomo, saudável e produtivo.



Luís
Vanderlei Bianco

Psicanalista.
WhatsApp: (11)996351073
Rua José Augusto Penteado, 192
São Paulo/SP - Metrô Vila Madalena.
 

IBCP-Psicanálise





Veja também:





powered by FreeFind


www.edifique.arq.br
Fale conosco: edifique@edifique.arq.br
Copyright © 1999 [edifique - um sítio de internet com conteúdo]. Direitos reservados.