www.edifique.arq.br
Acabamentos Complementos    Conforto
Infraestrutura Instalações  Planejamento
Saúde Sistemas estruturais    Vedações



Arquitetura e Psicanálise.
Ambiente e saúde.

Desde o nascimento de uma pessoa, as características dos ambientes que ela passará a ocupar, desde então e por toda a vida, atuarão de formas diversas em sua mente. Das características de tais ambientes dependerá, em grande medida, sua saúde física e mental e, consequentemente, seu desenvolvimento como um todo.

Felizmente, é a própria história daquele que revolucionou o estudo da mente humana através da Psicanálise que permite a confirmação da importância das características do ambiente. Sem um local propício na casa de seus pais quando jovem estudante, Sigmund Freud talvez não tivesse deixado o legado que revolucionou o estudo do pensamento humano. É sabido que, quando jovem, a ele foi destinado o melhor quarto da residência para que ali pudesse ter a tranquilidade e a privacidade necessárias para seus estudos.

Em contrapartida, para a irmã de Freud tal ambiente trouxe resultado inverso e que, certamente, contribuiu para frustrá-la embora ela nunca tenha admitido isso. Para que houvesse silêncio na residência e o irmão não fosse perturbado, ela renunciou ao estudo do piano. Nessa mesma linha é significativo o relato, agora em nossa história, feito por Gilberto Freyre a respeito de um ambiente adverso.

Luís Vanderlei Bianco
Psicanalista.

Agendamento:
WhatsApp: (11) 996351073
Rua José Augusto Penteado, 192
 São Paulo/SP - Metrô Vila Madalena.  

 
As regras do jogo.


O que é Psicanálise.


 Psicanálise e bem-estar .


   Ambiente e saúde.     


    


Em sua obra Casa Grande e Senzala, diz aquele Autor: "A dormida das meninas e moças, reservava-se, nas casas-grandes, a alcova ou camarinha, bem no centro da casa, rodeada de quartos de pessoas mais velhas. Mais uma prisão que aposento de gente livre. Espécie de quarto de doente grave que precisasse da vigília de todos".

Não é difícil imaginar-se a possibilidade de consequencias psíquicas patológicas nas ocupantes daquelas alcovas ou camarinhas. Certamente continuam a existir, hoje, até em número infinitamente superior, ambientes que podem causar transtornos psíquicos. Felizmente, no entanto, pode-se contar, na atualidade com a Psicanálise para o tratamento de tais enfermidades.




www.edifique.arq.br
Fale conosco: edifique@edifique.arq.br
Copyright © 1999 [edifique - um sítio de internet com conteúdo]. Direitos reservados.